47% dos internautas só optam pela compra em loja física após pesquisarem na internet.

A internet tem sido cada vez mais utilizada pelos consumidores brasileiros para realizar compras de setores diversos. A confederação Nacional de Dirigentes (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Consumidor (SPC) realizou uma pesquisa com pessoas que fizeram compras online nos últimos 12 meses e o resultado é 47% dos entrevistados sempre optam por pesquisar suas compras na internet antes de realizá-las em lojas físicas. A pesquisa aponta que as informações que os internautas buscam na internet é: - 38% Preço; - 22% Detalhes e características do produto a ser adquirido; - 10% Opinião de pessoas que já adquiriram esse produto; - 18% Dos entrevistados compram direto em lojas físicas, sem realizar a busca online. - 35% Apenas realizam eventuais buscas, dependendo do produto desejado.

Os itens mais procurados antes de serem adquiridos em lojas físicas pelos internautas são: - 58% Eletrodomésticos - 56% Smartphones - 51% Eletrônicos - 32% Roupas e Acessórios - 30% Cosméticos e Perfumes.

A pesquisa ainda revela que 47% dos consumidores procuram sites que mostram índices de reclamações, 35% optam por sites ou aplicativos da própria empresa e 34% recorrem aos buscadores mais famosos como Google. José Cesar da Costa, presidente da CNDL avalia que com o avanço da tecnologia, as decisões de compra por parte do consumidor passam por vários canais simultaneamente, agregando o mundo digital ao mundo aqui fora.

"A internet é a grande ferramenta que o consumidor tem em suas mãos para informar-se de forma rápida, prática e bastante abrangente sobre produtos e serviços, comparar preços e pesquisar a reputação das marcas a partir da experiência de outros clientes. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e bem informados, transitando o tempo todo por diferentes plataformas durante o processo de compra. A internet trouxe às pessoas a liberdade de comprar quando e onde quiserem e as empresas precisam se adaptar a essa nova realidade”, diz José Cesar.

Notícias em Destaque

Telefone: